domingo, 2 de junho de 2013

Shingeki no Kyojin - O anime da temporada!

Shingeki no Kyojin (進撃の巨人)

Ficha técnica

Mangá
Gênero: Horror, Tragédia, Fantasia, Ação
Escrito por: Hajime Isayama
Publicado por: Kondasha
Revista: Bessatsu Shounen Magazine
Data de publicação: 2009 - saindo
Volumes: 10

Anime
Diretor: Tetsurou Araki
Escrito por: Yasuko Kobayashi
Música: Hiroyuki Sawano
Estúdio: Wit Studio
Licença: Funimation
             Manga UK
             Crunchyroll
Network: MBS, Tokyo MX, FBS, TOS,HTB,TVA,BS11
Dara de exibição: 6 de abril de 2013 - exibindo
Episódios: 25

Sinopse

Há centenas de anos a raça humana foi submetida a um fenômeno misterioso: o surgimento de Titãs. Esses titãs são parecidos com os humanos, na verdade são humanoides de 3 a 15 metros de altura, mas há titãs raros que podem chegar até a 60 metros de altura e possuem a pele encouraçada. Também há aqueles titãs com habilidades especiais, são ainda mais raros. Eles possuem temperatura corporal muito elevada, habilidades regenerativas e parecem não precisarem de alimentação. Porém eles perseguem a humanidade e a devoram quase nos levando a extinção, já que a diferença de poder de combate entre esses titãs e os humanos é tão grande quanto suas diferenças de tamanho.


Frente a essa situação a humanidade se isola dentre muros. São três muralhas: a mais distante do centro é a muralha Maria, a 100 km dela está a muralha Rose e no centro fica a muralha Sina.


Durante 100 anos a humanidade viveu dentro dessas muralhas de maneira pacifica porém após esse período um ataque de um titã gigante à muralha Maria trouxe o desespero e o horror do século passado ao presente. Obrigados a recuar e diminuir os seus recursos naturais, os homens decidem por recuperar seu espaço tomado pelos titãs.
Shingeki no kyojin nos mostra a história de três crianças nascidas dentro na muralha Maria e como a vida delas muda quando o ataque do titã ocorre. Eren Jaeger, Mikasa Ackerman e Armin Arlart sempre quiseram conhecer o "mundo de fora" mas ao presenciarem o ataque do Titã gigante e verem sua cidade destruída, a mãe de Eren morrer devorada por um gigante e a perda de todo território da muralha fazendo com que se tornassem refugiados e passassem fome, os três amigos decidem se alistar no exército para acabar com a ameaça dos humanoides. 
A partir daí o mistério sobre os titãs cresce e se tem a pista que, tanto a salvação quanto a resposta para o surgimento desses seres cruéis, está com a própria humanidade.

Por que tanta repercussão?

Com um roteiro bem trabalhado até agora, uma ideia original, uma arte maravilhosa e um traço muito expressivo, Shingeki no Kyojin foi a revelação dessa temporada de animes. Ele se tornou um novo marco depois de Death Note e vem causando muito impacto na crítica. O mangá recebeu o prêmio Kondasha Manga Award na categoria Shounen (mangás para garotos).
A série traz o horror de gigantes como nunca mais se viu. Esse horror é muito bem trabalhado na direção de arte. Eu fiquei em choque e ao mesmo tempo senti um nojo enorme ao ver os titãs. A tensão gerada pelo roteiro bem trabalhado, os traços marcantes do desenho nos levam para um mundo de desespero, do verdadeiro horror, e de mistério. 


Shingeki no Kyojin é de fato o melhor anime e mangá dos últimos  tempos. Afirmo, sem reservas, que é uma obra de arte pois nos faz sentir. A catarse é tanta que se pode comparar a tragédia do mundo criado nessa obra com as tragédias que presenciamos, como o tsunami enfrentado pelos japoneses em 2011. 
Mesmo que você não goste de animes ou de cultura japonesa, Shingeki no Kyojin merece uma chance. Ele já é por si só uma obra incrível.




2 comentários:

Vito Feliccio disse...

Bela postagem, parabéns.

carlos.rap disse...

como vc disse, uma obra de arte, nunca vi nenhum anime igual a esse.