domingo, 16 de junho de 2013

Deu Tilt Entrevista Behold Studios

Behold Studios é um estúdio brasileiro que alcançou escopo mundial com Knights of Pen & Paper, um jogo para Android e iOS. Irreverente e quebrando em pedaços a barreira entre a audiência e o jogo, KoP&P é recheado de referências nerds e cria uma excelente atmosfera de RPG de mesa.

Com o lançamento de uma nova versão do jogo se avizinhando, Saulo Camarotti do Behold Studios deu uma palavrinha conosco.

DEU TILT: Antes de mais nada, só percebi que Knights of Pen & Paper era feito por brasileiros durante o encontro com o outro grupo de aventureiros.

BEHOLD STUDIOS: Pois é! O jogo foi lançado em Inglês desde o começo pois vendemos para mais de 90 país. E essa inclusão de vários elementos brasileiros e inclusive nós mesmos como personagens fez com que muitos percebessem a origem tupiniquim. hehe. Hoje o +1 Edition já será lançado em Ingles, Português, Alemão, Italiano e Espanhol.

DEU TILT: O mercado de jogos casuais tem uma quantidade de clientes muito grande e um custo de entrada relativamente pequeno tanto para jogador quanto para os produtores de jogos. Os consoles de última geração, por outro lado, são mais caro e a produção de um título AAA pode demorar anos e custar milhões de dólares. Você acha que jogos casuais e plataformas portáteis podem declarar o fim dos títulos AAA?

BEHOLD STUDIOS: Acho que não. São propostas diferentes, e as duas podem e devem coexistir. São como filmes super produções de Hollywood e as pequenas séries de TV de baixo orçamento. Os jogos casuais trazem sessões pequenas ou curtas em experiência longas. O jogador se compromete pouco, mas a medida que joga vai se aprofundando e consumindo cada vez mais conteúdo. É virtualmente infinito. Os jogos Hardcores são diferentes. São sessões longas e profundas, e muitas vezes as experiências não duram tanto. Um jogo de Console pode durar 8 a 15h, enquanto um jogo social que foi criado para ser longo, pode trazer ao jogador dias de experiência contínua.

É bom diferenciar também AAA de jogo hardcore. O AAA é a qualidade, como 5 estrelas. Assim, é possível um jogo de altíssima qualidade, AAA, criado para o público casual, mid-core ou hardcore.

DEU TILT: Vemos cada vez mais menos jogos do gênero RPG, mas cada vez mais outros jogos usando elementos de RPG. Depois das controvérsias com Dragon Age 2, alguns anos atrás, diversos críticas chegaram a falar que o gênero estava morto. Você acha que ainda existe espaço para o gênero no mercado atual?

BEHOLD STUDIOS: Com certeza, o Knights of Pen & Paper é exemplo disso. Recebemos diversas críticas positivas quando ao resgate do gênero em uma mecânica inovadora. Mas não acho que o RPG tenha enfraquecido tanto. Pois, muitos jogos incorporaram esse elemento de controle de recursos, evolução, árvores de habilidades. Veja por exemplo o Mass Effect, que incorpora jogabilidade de jogo de tiro em terceira-pessoa com diversos elementos do RPG.

Aqui na Behold, acreditamos nos jogos de nicho, e por fazermos parte do nicho de RPG de mesa, fizemos um jogo também pra gente jogar. Entendemos que focar em um nicho melhora a probabilidade de acertarmos e agradarmos os jogadores. Com certeza teremos jogadores que não vão jogar Knights P&P, mas os que jogarem vão fazer parte da comunidade e se sentir parte daquela meta experiência dos anos 80. Fazer jogo sem nicho, focando em todo mundo, é a mesma coisa que fazer jogo pra ninguém.

DEU TILT: Knights of Pen and Paper está prestes a ter sua versão +1. Que novidades os fãs podem esperar?

BEHOLD STUDIOS: O +1 Edition foi uma parceria da Behold Studio, com a Paradox Interactive, publicadora do Magicka. Eles trouxeram um pouco da experiência deles e propuseram algumas mudanças importantes na mecânica do jogo. Desde janeiro trabalhamos para consertar muitos problemas que o jogo tinha, incluir novos recursos, e claro, novos conteúdos.

Os jogadores foram muito participativos, enviando elogios e sugestões para nossa equipe, e assim decidimos uma séria de mudanças para melhoras a experiência para todos. Temos uma Taverna para você organizar melhor sua mesa de personagens, temos Dungeons com experiências de instância e desafios verdadeiros dentro do jogo. Temos também novos itens, monstros, quests, lugares, e muita meta-história inception! =)

O jogo será lançado no Steam, para PC, Mac e Linux. Em duas versões, a +1 Edition e a +1 Deluxe Edition, com conteúdos exclusivos, trilha sonora dentre outras coisas.

DEU TILT: Quais são os sistemas de RPG de mesa favoritos de vocês?

BEHOLD STUDIOS: Nós jogamos muito D&D, mas temos uns aqui viciados em sistemas diferentes de RPG.

DEU TILT: Quais são seus projetos atuais, além da versão +1 de Knights of Pen and Paper?

BEHOLD STUDIOS: Nós estamos trabalhando em um jogo tão meta, se não mais meta, que o Knights. Este novo jogo chama-se Chroma Squad. Um grupo de dublês de super sentai (a.k.a Power Rangers) decidem abrir o seu próprio studio de gravação. E nesse jogo, você vai gerenciar os atores, as câmeras e efeitos especiais, enquanto luta em batalhas tática de turnos controlando monstros e bonecos de massa.

Já liberamos uma webcomic contando uma historia paralela do jogo em www.chromasquad.com.