domingo, 28 de abril de 2013

Resenha - Homem de Ferro 3


Ficha técnica

Estados Unidos

2013 • cor • 131 min

Direção :Shane Black

Produção :Kevin Feige, Jon Favreau

Roteiro: Shane Black, Drew Pearce
Elenco original :
Robert Downey, Jr.
Gwyneth Paltrow
Don Cheadle
Ben Kingsley
Guy Pearce
Andy Lau

Gênero: Ação

Idioma original: Inglês

Estúdio: Marvel Studios

Lançamento

26 de abril de 2013

03 de maio de 2013

Orçamento: US$ 200 milhões1 


Sinopse

Tony Stark (Robert Downey, Jr.) está obcecado por suas armaduras logo após a ameaça alienígena em Os Vingadores. Esse transtorno lhe causa falta de sono, pois tem pesadelos horríveis e teme não conseguir proteger sua namorada Pepper Potts (Gwyneth Paltrow). Com mais uma ameaça terrorista rondando a nação, Tony terá que enfrentar um grande inimigo: Mandarin. Após ter sua mansão metralhada, destruída e enterrada no mar, com ele junto, O Homem de Ferro ressurge e se esforça ao máximo superar seu grande medo: o fracasso. Apenas dessa maneira poderá salvar a si mesmo e a todos acabando com Mandarin.

Resenha:

O tão esperado filme do gênio,bilionário, playboy e filantropo, nosso querido Tony Stark, o Homem de Ferro 3, deixou muito a desejar. Produzido pela Marvel e distribuído pela Disney/Buena Vista, o filme  nos traz uma adaptação do famoso arco da HQ: O incrível Homem de Ferro Extremis. 
A adaptação até que foi boa, porém seu distúrbio psicológico não foi bem trabalhado e parece que foi apenas lançado como um recurso no roteiro para gerar dificuldade. Não que precisasse, pois esse arco tem uma ameaça mais forte que o Homem de Ferro não poderia lidar sem um upgrade na armadura. Tanto que logo o distúrbio de Tony Stark foi deixado de lado e pouco trabalhado.
Creio que nesse filme o diretor quis mostrar um Stark mais humano, afinal após enfrentar uma ameaça alienígena seria impossível manter uma completa sanidade mental. Porém esse pequeno distúrbio não deixa de ser pequeno e com essa tentativa de humanização do personagem, Tony perdeu bastante de sua personalidade, ficou muito fragilizado. Tomando decisões bizarras e covardes, nosso querido gênio, bilionário, playboy e filantropo, deixou muito a desejar na sua essência. 
Quanto ao roteiro, faltou algo essencial: CLÍMAX. O único momento no qual segurei a mão do meu namorado foi quando a mansão foi bombardeada a mando do Mandarin, o que ocorre logo no começo do filme. Claro que existiram outros momentos tensos, mas quando era para ocorrer o clímax, perderam a medida. Decepcionante. Também houve a dificuldade de adaptar tantos elementos a serem trabalhados em um filme só: o Patriota de Ferro, Mandarin, os efeitos da invasão alienígena em NY, Extremis. Tantas tramas  envolvidas que o filme acabou sendo o mais independente do projeto da Marvel de criar um universo mais linkado nos filmes. Ou seja, em Homem de Ferro 3 acabou virando o filme mais independente, não mostrando quase ligação alguma com os filmes que passaram e os que estão por vir.
Enfim, o filme não é ruim, mas as expectativas estavam muito altas. Afinal os trailers nos prometeram muito mas o filme nos entregou muito pouco.  Vale a pena assistir mas não vá esperando que seja o melhor filme da franquia. Infelizmente o Homem de Ferro 3 não fechou a trilogia com chave de ouro... ficou com o ferro mesmo. Turum tss. 

Um comentário:

Israel Duarte disse...

Gostei muito da sua resenha. Tenho lido alguns comentários muito positivos e outros muito negativos. Esse filme está longe de ser unanimidade, como o primeiro.

Ainda estou muito ansioso para assistir, mas já não vou com aquele expectativa alta que estava antes do filme estrear