quarta-feira, 27 de março de 2013

Resenha O Espadachim de Carvão


Ikibu
Affonso Solano nos traz em O Espadachim de Carvão um mundo fantástico bem coerente e fundamentado. O autor/ilustrador/podcaster promove com estilo a história de um espadachim misterioso e diferente. Cheio de referências e easter eggs, o livro te prende do início ao fim.
A obra começa de forma tensa e impactante, com uma batalha que já demonstra a habilidade incrível desse espadachim de olhos brancos, cujo a alcunha é ADAPAK. O motivo do confronto é um mistério até mesmo para o protagonista. 
Adapak é um personagem fascinante e muito bem trabalhado pelo autor. Curioso e ingênuo, o jovem de pele cor de carvão se vê obrigado a sair de sua casa, que era seu mundo, para salvar sua vida. Nessa jornada ele se depara com situações bem diferentes das que lia nos livros que tanto adorava. O que gera nele o questionamento sobre o que é de fato ser bom ou mau.
Em sua busca pela resposta sobre o porquê de estar sendo perseguido, Adapak se depara com mais mistérios sobre ele mesmo. Mas também encontra outras espécies que lia nos seus livros preferidos (muito bem descritas pelo autor) e faz novas amizades.
Sobre o final do livro só posso dizer uma coisa: VAI EXPLODIR SUA CABEÇA. Longe de finais clichês, Affonso Solano nos traz um desfecho incrível e um clímax digno de grandes obras fantásticas.
Um livro de fantasia em que o fantástico se torna crível, aceitável, é o esperado desse gênero. A verossimilhança foi muito bem trabalhada, o que faz o leitor ficar imerso nesse novo mundo que lhe é apresentado em O Espadachim de Carvão.
E ainda dizem que brasileiro não sabe criar obras fantásticas...
                                   Ikibu

2 comentários:

Gabriel Araujo disse...

Resenha bacana. Fiquei com vontade de lere e ver essa vertente autoral do Affonso Solano.

Unknown disse...

Que bom q gostou da resenha! Espero q leia e tenha uma aventira incrivel com o livro.